Tuesday, January 31, 2012

Deus não se esquece!

Você já teve aquela sensação de que Deus se esqueceu de você, ou que você orou sobre algo e não foi respondido?... Uma sensação forte que estava falando "para as paredes"?
Eu já senti isso muitas e muitas vezes... É horrível!... Um completa e gigantesca sensação de abandono, de não ser importante e até de não ser amada...
Mas hoje pela manhã, quando tinha minha conversa matinal com Deus, o Espírito Santo me trouxe à memória algumas de minhas orações que já tinham sido respondidas e EU nem tinha notado... E tinha algumas orações que foram feitas a muito tempo, e as vezes até naquele momento de dor, ou desespero em que a gente nem percebe direito como orando...  Orações que eu já tinha me esquecido de ter feito...
Mas Deus não se esqueceu das orações que fiz... No momento em que clamei por Ele, em que busquei o Seu socorro, Ele ouviu, e jamais se esqueceu... Deus não se esqueceu!!...
Deus não se esquece dos filhos dEle jamais! Ele não se esquece do seu pedido, do seu clamor... Ele não se esquece de cada um das suas lágrimas derramadas!... Ele não se esquece de que você se entregou para Ele...
E nenhuma das suas orações são "sem importância" para Ele... Nenhuma de suas necessidades, de suas dores...
Ele espera sim, que o conheçamos a cada dia mais, que busquemos a Sua presença a cada dia mais, que nos aprofundemos no conhecimento de sua Palavra, para que possamos orar com sabedoria e discernimento. Para que possamos orar conforme a vontade dEle!
Se orarmos a vontade de Deus, não vai demorar muito para recebermos a resposta!
E mesmo que a resposta não venha no momento em que esperamos, ela vem na hora certa! Na hora de Deus!
Deus JAMAIS se esquece! Por ele nos ama, nos ama, nos ama, nos ama!...
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. (Isaías 49:15)

Sunday, January 29, 2012

Minstério Eficiente


Um MINISTÉRIO EFICIENTE é aquele que produz frutos.
Não importa qual é o chamado, todos nós fomos chamados por Deus para a obra, e o que importa são os frutos produzidos.
Como cada um vai desenvolver o chamado, o ministério , é algo pessoal. Só da para saber se o ministério foi desenvolvido com sabedoria, graça e eficiência quando existe frutos.
"Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada
ao fogo". (Mateus 7:19)
Fomos chamados para produzir frutos! 
Se Deus me chamou para pregar a palavra tenho que fazê-lo a tempo e fora de tempo! E é esse nosso chamado! Pregar o evangelho do reino de Deus!
Como?
Cada um tem sua habilidade que foi dada por Deus. E Deus é quem nos ensina como fazer para que nosso chamado possa ser realizado eficientemente!
Se ficarmos focados nas circunstâncias, nos impecilhos, nas dificuldades, jamais caminharemos em direção a realização de sua obra!
Nosso chamado não depende de um grupo de pessoas para ser realizado. Jesus pregou também para uma só pessoa, pregou para um grupo pequeno pregou para multidões! A cada oportunidade Ele estava ponto para realizar aquilo para o qual foi enviado! Ele nunca esperou que o grupo tivesse uns 10 para pregar, ou realizar milagres... Uma alma vale mais que o mundo inteiro !
Não preciso esperar a oportunidade de pregar! Nao preciso esperar um púlpito!
Qando penso que meu ministério depende de púlpito, de oportunidade, de convites, estou claramente desprezando aqueles que Deus colocou ao meu lado, perdendo enorme oportunidades de honrar o nome do Senhor!
E é o nome dele que tem que ser honrado, não o meu!
Temos que ser obreiros que não tem de que se envergonhar.
Tudo que preciso para realizar meu ministério , para pregar a palavra e de alguém sedento de Deus e da presença do Espirito Santo! Preciso me humilhar e ouvir com cuidado o que Deus esta falando! E obedecer!
Um ministério eficiente começa quando meu coração se dobra diante da vontade de Deus!
Você pensa que Deus vai compreender quando Ele te perguntar sobre o ministério que você nao realizou? Que ele vai ouvir sua explicações: não tinha para quem falar, ninguém me convidou a pregar, no me deram oportunidade, aquele lugar para onde fui enviado é muito fechado para o evangelho ... Sou tímido, as pessoas me criticavam... Meu marido ou esposa não me ajudou... Me discriminaram... Me boicotaram ...
Na verdade Deus nao vai se importar com nada disso... Ele te chamou e ele vai querer saber do resultado... Simples assim...
Lembra do servos que receberam os talentos do patrão? 
"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.
A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.
O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.
Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.
Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.
"Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.
O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.
"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
"Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.
"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
"Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.
Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.
"O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?
Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.
" ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.
Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ".
Mateus 25:14-30
Aquele que escondeu o talento foi chamado de ser mau e negligente...
Não dê atenção ao que as pessoas dizem ou pensam sobre você. Não olhe para as circunstâncias à sua volta. Olhe para cima! Para que Deus que te chamou, te escolheu , te capacitou... Ouça a voz do Espirito Santo que te guia, te instrui, te mostra o próximo passo.
Um ministério eficiente frutifica, e honra o reino DE DEUS!

Saturday, January 28, 2012

Tempo de Deus

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:01)


Quando nossas vidas estão no centro da vontade de Deus podemos vivenciar o tempo de Deus!
Deus tem um propósito para CADA  um de seus filhos. Nenhum de nós escapamos de seus olhares! 
Mas o propósito de Deus para cada um de nós tem que se realizar para que possamos continuar caminhando. Se Deus me chamar para realizar algo, ou para estar em alguma situação ou lugar é porque Ele quer que eu cresça e produza frutos!
Deus deseja que deixemos de ser crianças espirituais, e amadureçamos, para vivermos uma vida em abundância e para produzir frutos!
Se vivo em uma situação por muito tempo, como se estivesse agarrada nela, devo perguntar a Deus: o que me prende? O que devo fazer? 
Mas não podemos ser duros de coração, porque dessa forma jamais ouviremos a voz do Espírito!
Meu tempo em uma situação, em um lugar, só termina quando o propósito de Deus foi realizado.  Quando o nome dEle foi exaltado! Quando cresci, amadureci!  Quando fui transformado pela renovação da minha mente! Quando realizei o trabalho para o qual fui chamado! 
Se tentarmos abreviar o tempo que Deus estabeleceu em nossas vidas, corremos o risco grande de vivermos de não vivermos tudo aquilo que Ele sonhou para nós!



Sunday, January 22, 2012

O que a Bíblia diz...

Eu não consegui descobrir ainda porque Deus sempre me leva a trabalhar com relacionamentos... As pessoas que me procuram querem falar sobre algum tipo de relacionamento... Chegam marcadas, sofridas, confusas, perdidas porque estão envolvidas em algum relacionamento quebrado, difícil ou até maléfico...  E, usualmente, as palavras que Deus traz ao meu coração são direcionadas a relacionamentos...
E aprendo a cada dia... E vou crescendo a cada dia!...
Por algum tempo estive muito intrigada por que Jesus falou várias vezes na Bíblia sobre amar ao próximo. Cheguei a ficar irritada com essa repetição!

Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gálatas 5:14)
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:39)
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:31)
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 19:19)
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Romanos 13:9)
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. (Tiago 2:8)
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. (Lucas 10:27)
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. (Marcos 12:33) 
Por que será que Deus precisou repetir a mesma coisa pelo menos 8 vezes?? 
Com o passar dos dias Deus começou a falar ao meu coração... Devagarinho... Como um sopro: "para você ser capaz de amar ao seu próximo, você deve, antes , aprender a ser humilde... A se colocar no lugar do outro, e ser mais brando...  Aprender a ser misericordioso..."
O que nós menos queremos ser é humildes... O que menos desejamos é ser misericordiosos... 
Nós queremos continuar a ser como gostamos de ser... Queremos nos auto-justificar! Queremos ser compreendidos, amados, respeitados, admirados, perdoados... 
Mas amar ao próximo significa que devemos fazer tudo isto em relação ao outro, e, sinceramente, não gostamos nem um pouco disso...  
Mas eu entendo que amar ao próximo é difícil. Ainda mais se o próximo for alguém que é difícil de conviver, chato, aborrecido, que sempre reclama de tudo, ou que pisou na bola com você um milhão de vezes, ou que fez algo que te aborreceu profundamente...  Se o próximo for aquele de "nariz em pé" , orgulhoso e antipático então, fica ainda mai difícil...   
Mas a Bíblia diz: 
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20)...
Uau... Ai a coisa fica complicada... Mas a Palavra nos diz isso com toda clareza! 
Ok. Está bem. Eu vou amar meu irmão, vou orar por ele, não vou falar mal dele, aliás nem vou falar dele, menos com ele...
 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.(Gálatas 5:22)
 Benignidade =  afabilidade, agrado, amabilidade, brandura, cortesiapolidez,   sociabilidade, afeto  ,amizade ,benquerência, bondade, caridade, complacência, favor, condescendência, doçura, gentileza, tolerancia 
Amar ao próximo é uma atitude. Não é um sentimento. Amar ao próximo requer coração quebrantado. Amar ao próximo é um quesito que Deus estabeleceu . Amar ao próximo não requer gostar da pessoa, simpatizar-me com ela, achá-la o máximo. Amar ao próximo é obedecer a Deus.
Obedecer a Deus é viver!
Quando obedecemos a Deus nesse ponto, no amar ao próximo, nos nossos relacionamentos, estamos sendo quebrantados, estamos amadurecendo, estamos crescendo à estatura de varão perfeito...

"até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.
Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.
Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.
De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar e
a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,
e não dêem lugar ao diabo.
O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo".  (Efésios 4:13-32)

Saturday, January 14, 2012

A Selva

Traduzido de: Safe in the Shepherd's arms  (Max Lucado)  
 Baseado nos Salmos 23


É difícil ver as coisas ficarem velhas. A cidade onde cresci está ficando velha... Algumas casas estão caindo... O velho cinema aonde eu levava minhas namoradinhas tem um placa de venda na porta...
Eu gostaria de poder fazer tudo novo de novo. Eu gostaria  de poder assoprar a poeira das ruas... mas não posso.
Eu não posso. Mas Deus pode. "Ele refrigera restaura minha alma", escreveu o pastor. Ele não reforma; Ele restaura. Ele não camufla o que está velho, ele restaura o novo. O Mestre Construtor vai encontrar o plano original e restaurá-lo. Ele vai restaurar vigor. Ele vai restaurar a energia. Ele vai restaurar a esperança. Ele vai restaurar a alma.
Para muitos, vida é -- bem, a vida é uma selva. Não uma selva com árvores e animais selvagens. Isso seria muito simples. Se fosse assim nossa selva poderia ser cortada com um machado e nossos adversários presos em uma jaula. Mas as nossas selvas estão cheias de doenças, corações partidos e carteiras vazias.
Nossas selvas são cercadas por paredes de hospitais e cortes de divórcios. Nós não escutamos o canto de passarinhos ou o rugido de leões, mas o que ouvimos é a reclamação dos vizinhos e as ordenanças de um chefe mandão.
Nossos preadadores são os credores, e a vegetação que nos rodeia é a correria do dia-a-dia que nos deixa exaustos.
É uma selva lá fora.
E para alguns, até para muitos, esperança está em falta...
O que é preciso para restaurar nossa esperança?
Nosso Pastor prioriza a restauração da alma. Não importa se você é uma ovelha na beirada do precípicio ou uma cidade esquecida na densa selva, tudo muda quando seu resgatador aparece.
Sua solidão desaparece, porque você começa a ter comunhão.
Seu desespero diminui, porque você começa a ter visão.
Sua confusão começa a sumir porque você tem direção.
Por favor, preste atenção: você não deixou a selva. As árvores ainda tampam a vista do céu, e os espinhos ainda furam sua pele.  Animais espreitam e roedores passam correndo. A selva ainda é uma selva. Ela não mudou, mas você mudou. Você mudou porque agora você tem esperança. E você tem esperança porque você conheceu alguém que pode te levar para fora da selva.
Seu Pastor sabe que você não foi feito para estar nesse lugar. Ele sabe que você não está equipado para esse lugar.Então Ele veio guiar você.
Ele veio para restaurar sua alma...
Jesus não nos dá eperança mudando a selva, ele restaura nossa esperança dando a Si mesmo. E Ele  prometeu permanecer com você até o final. "Eu  estarai com vocês até o fim". (Mateus 28:20)

Thursday, January 12, 2012

Acima das nuvens

Você sabia que o sol nunca pára de brilhar? Que mesmo em dias de tempestades escuras ele continua lá brilhando por cima das nuvens? 
Eu imagino que você já sabia e deve estar achando, no mínimo, curioso a minha pergunta...
Mas a gente precisa ser lembrado disso...  Porque tem momentos em nossa vida que o céu fica escuro por dias a fio, sem nenhum vestígio do sol... Tudo o que conseguimos enxergar são as nuvens pesadas e cinzas... E parece que será assim para sempre... Dá uma tristeza doída... 
E quanto mais olhamos para as nuvens, menos conseguimos nos lembrar do sol...
Essas nuvens simbolizam os problemas, situações difíceis que vivemos... São cinzas, pesados, densos...

E é tudo o que o inimigo precisa para nos fazer cair na sua teia de baixa auto-estima, de frustração, de medo, de ansiedade... 

Achamos que estamos sozinhos, que não tem ninguém que possa nos ajudar, que estamos em um beco sem saída...
Mas o sol continua brilhando como sempre! 
O sol simboliza Deus! Em toda sua grandeza e majestade! 
Os problemas existem e querem nos sufocar! O inimigo se levanta para tirar nossa paz!  Mas Deus continua onde sempre esteve: ao alcance de um clamor, de uma oração!
E é a oração que que age como um vento poderoso, dissipando todas as nuvens, nos permitindo ver o sol!
Não olhe para as nuvens! Pela fé olhe para o sol que continua brilhando acima delas!
Não se concentre nos problemas, nas dificuldades... Busque a Deus em oração e clamor!


O minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. (Salmos 62:5)
Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam. (Salmos 9:10)
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. (Salmos 121:1 e 2